segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

FUNDAMENTOS DA REFORMA ÍNTIMA


( ABEL GLASER, ESPÍRITO CAIRBAR SCHUTEL, Casa Editora O Clarim)

I-INTRODUÇÃO
1-Reforma íntima é o renovar das esperanças interiores , tendo por meta o fortalecimento da fé , a solidificação do amor , a incessante busca do perdão , o cultivo dos sentimos positivos e a finalização no aperfeiçoamento do ser .
2-É o esforço que o ser humano faz para melhorar-se moralmente .
3-Sua base de apoio fundamental são os ensinamentos de Jesus, que representa, um roteiro luminoso rumo à conquista de um grã mais elevado na cadeia universal evolutiva .
4-Tem por sede , e momento principal , as passagens pelo plano material , ao longo das reencarnações.
5- A Doutrina Espírita tem por missão esclarecer o significado exato e a essencialidade da reforma íntima a todos os encarnados dispostos a aprendê-la.
6-Múltiplas reencarnações ao longo de milênios , são palco das aguerridas batalhas consigo mesmo em busca do incremento do lado cristão que todos possuem.
7-A perfeição será atingida e o aperfeiçoamento, um dia , será completo . Nessa aura de felicidade ver-se-à envolvido o Espírito , já não mais considerado ser humano , pois acima disso.
8- Aproveitar estágio por estágio, reencarnação por reencarnação, passo por passo, é a fórmula indicada para galgar os níveis que conduzem à plenitude .
9. Estudar a reforma íntima , levar o encarnado a compreender-se melhor e também o semelhante , avaliar suas ações e reações , tocar profundamente seus sentimentos , enxergar suas deficiências , propor soluções , calcular projetos para essa busca cristã, debater dilemas , resolver problemas , solucionar dúvidas , levantar questões e atingir um ponto a mais no seu esclarecimento humano é a meta desta obra .
IV- ORGULHO
20- Filho do egoísmo , mas primogênito da prole , [e o sentimento e o estado de espírito de quem se considera de qualquer modo , a qualquer tempo , superior ao seu semelhante .
21- A igualdade é princípio universal , imutável e absoluto
22- Não há seres – Espíritos e encarnados- superiores uns aos outros , na órbita do amor de Deus .
23- Diferenças na escala evolutiva existem; Espíritos Superiores e entidades inferiores também . Entretanto , no amor do Pai , a igualdade é plena ; como lhes são absolutamente equânimes as oportunidades de progresso .
24- Mais tempo de trajetória é o que possui o Espírito Superior :; menor prazo enfrentou o inferior . Ambos são irmãos , semelhantes , iguais , filhos de Deus .
25- Inexiste nos valores autenticamente cristãos espaço para o orgulho .
26- Tem ele , no entanto , suas ramificações nefastas que também conduzem o ser humano à desgraça moral e ao destino espiritual .
27- Pode ter variáveis , gradações , mas sempre será negativo .
28- Egoísmo e orgulho são os inimigos da evolução , ainda estão fortes e presentes no coração e nas atitudes da maioria dos encarnados .
V- DERIVADOS DO EGOÍSMO E DO ORGULHO
29- Por que evitar amargor, antipatia, arrogância , avareza, ciúme, cólera , comodismo, covardia, cupidez, deslealdade, desprezo, desumanidade , dissimulação, falsidade, futilidad , ganância, impiedade ,indisciplina, individualismo,inflexibilidade, ingratidão ,insensibilidade,inveja,ira, irresponsabilidade , libertinagem , luxúria , maldade , malquerer , materialismo , melancolia , narcisismo , ódio , pessimismo , preguiça , prepotência , raiva , rancor , rebeldia , ressentimento, teimosia , torpeza , vaidade , vingança ?
30- Porque são modos de ser , sentir e estar que não possibilitam a harmonia maior com o lado cristão do espírito , não condizem a Jesus, não permitem a felicidade não fazem progredir e afastam o ser da busca da perfeição .
31- Infaustas ações são aqueles que tiverem por fundamento quaisquer desses males da alma .
32- Majoritária comunidade habita a Crosta manifestando ao seu semelhante as mais diversas e indistintas formas de egoísmo .
33- Abraçando o orgulho , menosprezando o próximo , termina o ser afastando-se do Plano Superior e deixando de auferir o lenitivo do coração , que é o bom envolvimento dos emissários divinos .
VI-NECESSIDADE DE REFORMA ÍNTIMA
34- O processo de reforma íntima desgasta e afere o pundonor ( brio , sensibilidade ) do encarnado , transformando-o em joguete da falência da garbosidade de seu sentimento de superioridade , inato , natural , e por vezes . Inconsciente .
35- Não deixa ela de ser , por isso, essencial e crucial na jornada por que passa o Espírito no plano físico .
36- Seu lado amistoso e geralmente desconhecido é constituído da purificação do âmago do indivíduo e da possibilidade dele sentir a felicidade tão almejada em esfera tão precária .
37-São os pensamentos do encarnado que o aproximam ou o afastam de Deus , em maior ou menor grau , com maior ou menor duração .
38- Quanto maior sua paz interior , enorme a possibilidade de estar harmonizado com a Superioridade Divina ; quanto maiores forem os seus distúrbios psicológicos ou perturbações psicossomáticas; crescentes lhe serão as influências negativas do plano inferior da vida .
39- Higidez ( austeridade ) física e mental ; meta do ser humano .
40- O equilíbrio é indispensável para que o encarnado devedor que é por natureza , enfrente os obstáculos da sua trilha no plano físico e seja bem sucedido na sua oportunidade reencarnatória.
41- Para alcançar a reforma íntima , deve o ser humano cultivar a vontade firme e consciente de que ela é o melhor instrumento que possui para ser mais feliz e vencer tanto na caminhada material quanto na espiritual , paralelas que são .
42- O livre-arbítrio é o artífice do seu empreendimento , mestre dos seus passos , mentor do seu discernimento . Pode ser herói ou vilão , salvador ou algoz , benéfico ou maligno .
43- Por isso é livre para tal arbítrio . É o comando de vida entregue por Deus nas mãos de cada homem
279- Não há, pois , outro meio ao ser humano para tornar-se feliz senão pela prática da reforma íntima . A leveza de espírito somente é atingida quando o indivíduo compreende o que significa a verdadeira felicidade . Do contrário , a vivência no mundo físico lhe significa mais um fardo do que um bônus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário