sexta-feira, 21 de setembro de 2012

CARACTERÍSTICAS DAS PESSOAS TOXICAS.


1. São extremamente sedutoras. Pessoas tóxicas não tem nada para oferecer, então criam alguma coisa. Criam uma atmosfera de amor e compreensão ao seu redor. Fingem interesse e ajuda nas coisas que você precisa e não medem esforços para buscar seu filho na escola pra você, por exemplo. Cuidado com promessas demais, isso é muito típico de pessoas tóxicas.
2. Pessoas tóxicas mentem. Se você prestar atenção, vai pegar uma sequência de mentiras logo de cara. Elas parecerão muito ingênuas, tolas até, e cada uma que você pegar virá com uma excelente desculpa.
3. Pessoas tóxicas não tem passado. Geralmente já magoaram outra pessoas antes e não costumam   ter amigos de longa data. Descofie ainda mais se vier com histórias antigas mal contadas, de que foram enganadas ou passaram por um grande golpe de outras pessoas ou do destino.
4. Pessoas tóxicas te colocam para baixo. Isso é a maior característica delas. São pessoas que dizem "posso ser sincera?" e desabam um rosário de críticas. Ou então, o que é mais comum, fazem pequenas críticas no dia a dia como "nossa, essa roupa está um pouco justa em você" ou "você fica feia quando não usa maquiagem". Não conseguem geralmente te dar um elogio que seja e, quando ele saí, é sempre obrigado ou porque tem algum interesse.
5. Pessoas tóxicas tentam sempre te usar de alguma maneira. São aquelas que pedem dinheiro emprestado ou o seu cartão de crédito e contam uma história enorme de como elas estão com problemas financeiros que serão solucionados muito em breve (geralmente por um milagre). Ou pedem o seu carro, ou caronas para lugares distantes, ou qualquer coisa que as faça sentir que estão tirando algo de você. Na verdade, isso é uma maneira de testar a sua fidelidade a elas.
6. Pessoas tóxicas ditam o relacionamento, seja ele de que forma for, principalmente os profissionais. Não existe uma troca, uma discussão de como serão as coisas, elas, sutilmente ou não, impõem regras e situações que "não podem ser mudadas". É aquele homem que diz que está trabalhando demais, então não poderá ver a namorada todos os finais de semana. Ou aquela amiga que diz que não pode pagar o jantar, se você pode quebrar o galho. A situação vira uma armadilha, porque acaba por se repetir muitas e muitas vezes.
7. Pessoas tóxicas não falam da família. E quando falam é para falar mal. São sempre as vítimas incompreendidas de uma família cruel. Preste atenção nisso.
8. Pessoas tóxicas te tratam com falta de respeito. Ficam de ligar e não ligam. Ficam de sair e não saem e depois voltam com a maior cara de lata do mundo, fingindo que nada aconteceu.
9. Pessoa tóxicas, quando colocadas na parede, se fecham. Não gostam de discutir relacionamentos, não gostam de contar o que fizeram. São sempre ocupadas demais, inseguras demais ou malucas demais para poder conversar com você de igual para igual.
10. E o mais importante: pessoas tóxicas só se relacionam com pessoas com problemas de autoestima. Isso porque as que se respeitam já matam na hora essa sequência de absurdos tóxicos e não caem nas mentiras. Por isso elas não interessam para as pessoas tóxicas, que preferem se afastar.

Do blog Margarida Benevides

2 comentários:

  1. Concordo com os itens, mas fiquei com a impressão que todas as pessoas de certa forma são tóxicas. Falo isso pois conheço de tudo um pouco em cada pessoa, aqueles que se aproximam para pedir dinheiro emprestado e não pagam, ficam de ligar e não ligam, que mentem, não falam do seu passado...
    Pra mim pessoas tóxicas acima de tudo são aquelas que não sabem viver em harmonia, respeitar a individualidade alheia, só sabem te cobrar e criticar. São pessoas que que procuram envenenar o pensamento ou a opinião de uma pessoa em relação a outra que o tóxico não gosta. Sabem falar mal do outro como ninguém, vivem desconfiados. Se julgam melhores e estão sempre na defensiva, quando alguém conversa sobre algo que não lhe agrada ou concorda, chegando a agressividade. Não sabem chegar em acordo, gostam de mandar e só parecem bons quando querem algo em troca. Enfim, todos nós somos propensos a nos tornarmos pessoas tóxicas, por isso quando reconheço uma com essas características procuro ter compaixão e falar o necessário, mas evito julgá-la para evitar me tornar um "tóxico" também. Procuro conviver o menos possível com essa pessoa.

    ResponderExcluir
  2. Gente é um absurdo este texto e triste de quem compartilha. Chamar uma pessoa de "tóxica" já é algo pouco evangelizador, colocar isto num contexto de reforma íntima, é terrível. Há algumas verdades e muitos precisam se reposicionar, mas fica evidente que a pessoa que escreveu é cheia de lixo emocional e prevenções com as pessoas. Quem produziu um texto desse merece viver sozinho(a), pois a si se basta com todas as suas prevenções sociais!

    ResponderExcluir