segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Estranho Cansaço - André Luiz - Chico

Quando você estiver pensando:
nas hostilidades do mundo...
nas aflições capazes de surgir...
nos erros das pessoas queridas...
na desorientação de algum parente...
nos críticos que lhe observam a estrada...
na angústia que lhe ensombra o coração...
no desprezo de que se crê vítima...
nas ingratidões que supõe haver sofrido...
na deserção de algum ente amado...
nos seus próprios desejos desatendidos...
Não se admita em doença grave, nem julgue que você esteja querendo socorrer o mundo ou melhorá-lo.
Com semelhantes problemas você apenas demonstra que se cansou de estar unicamente em si mesmo, na concha do "eu", em que se isola.
Quando isso estiver acontecendo consigo, você tão-somente sofre de cansaço emocional e, para curar-se, basta uma indicação:
Busque esquecer-se, fuja de si mesmo, reflita nos problemas dos companheiros em dificuldades maiores do que as nossas e procuremos trabalhar.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

KARMA NÃO É A MESMA COISA QUE PLANEJAMENTO REENCARNATÓRIO

Wanderley Oliveira - Facebook

Se você tem uma relação afetiva complicada com um homem ciumento e controlador, por exemplo. Você pode até ter planejado na sua reencarnação vir ao lado dele para com novas posturas reorientar os excessos desse homem. Isso é uma escolha que realmente pode ser feita antes do renascimento carnal.
Entretanto, isso se chama planejamento reencarnatório. Karma é outra coisa.
Karma é o que você traz por dentro e que dificulta sua relação com essa pessoa difícil. Karma é o aprendizado que você tem que fazer. Karma, nesse caso, é a sua dificuldade em dizer NÃO para esse homem. É também o seu medo de colocar limites para ele e ficar sozinha.
Tem muita gente confundindo Karma com planejamento e sofrendo ao lado de alguém como se Karma fosse pagar uma dívida com alguém. Essa é uma visão incoerente com o Espiritismo, insensata e fonte alimentadora de doenças emocionais terríveis.

No novo livro de Ermance Dufaux, EMOÇÕES QUE CURAM, ela aprofunda esse assunto com uma sabedoria extremamente oportuna.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Significado Espiritual do Relacionamento

Eu Superior, Eu inferior e a Máscara

clique aqui

CULPA POR SER FELIZ

Por Wanderley Oliveira - facebook

A sensação de não merecer a felicidade é uma programação mental que pode causar prejuízos lamentáveis em sua vida.
Funciona assim: você tem o direito de usufruir de algo bom na vida e quando vê alguém que não tem aquilo, sente culpa por ser feliz e pena da pessoa. Para aliviar esse sofrimento você faz qualquer coisa (mesmo que absurda) para tirar a pessoa daquela dificuldade, principalmente se for um laço afetivo do seu coração.
Essa programação é inconsciente e destrutiva. O nome disso é sabotagem mental. O sabotador interno é um inimigo, é um padrão comportamental que necessita tratamento terapêutico para reciclar. Ele funciona com base na culpa de ser feliz.
As expressões preferidas desse padrão são: “tadinho”, “coitado”, “que dó”, “não aceito o sofrimento de fulano”, “estou sofrendo com o sofrimento dele”, “vou tirá-lo dessa situação”, “estou triste porque sicrano perdeu isso ou aquilo...”
Essa forma de agir, ao contrário do que pensam muitos, não é bondade ou caridade, mas doença. A doença de quem acha que tem que se sentir responsável pelas escolhas e acontecimentos dos outros ou a prepotência de que querer mudar o que acontece com o outro. Lembre-se disso: o que muitas pessoas estão precisando não é de dó, e sim de educação para saírem dos ciclos de dor e problemas que eles mesmo criaram.
Seja feliz, usufrua do direito que você conquistou à felicidade merecida, E, se quer fazer algo por alguém, faça sem retirar de você esse direito. Sua culpa não vai ajudar a ninguém, sua dó não ajuda a ninguém. Faça por amor e não por dor ou piedade.
Escolha o lado feliz da vida e dê ao outro o direito e o dever do outro também fazer as escolhas e viver as e experiência que pertencem a ele.

domingo, 10 de novembro de 2013

Reforma Íntima para amar - palestra

clique aqui

AFIRMAÇÕES POSITIVAS

Por Wanderley Oliveira - Facebook

Criar afirmações positivas e usá-las é uma ótima ferramenta de programação mental na busca de seus objetivos.

Seguem três pequenas dicas:

1) Sempre as faça no tempo presente. Exemplo: “parei de fumar e valorizo minha saúde”. O inconsciente só acata programação no tempo presente ou com data pré-determinada. Exemplo: vou parar de fumar até 15 de novembro, às 15 horas.

2) Nunca utilize o NÃO, porque ele não tem sentido no inconsciente. Exemplo: “não vou mais fumar”. O inconsciente só registra: vou mais fumar.

3) Diga algo a respeito do seu objetivo e não se preocupe de ser mentira, porque o inconsciente não registra verdade ou mentira, ele registra aquilo que você fala com intenção forte. Exemplo: “parei de fumar e adoro cuidar de meu corpo”. Mesmo que você esteja fumando, essa programação vai lhe ajudar.
Em meu trabalho profissional uso afirmações positivas como prática de educação emocional e life coaching, por meio de diagnósticos específicos no comportamento de meus pacientes.

Conheça meu trabalho em www.wanderleyoliveira.com.br

domingo, 3 de novembro de 2013

A crítica

A crítica  representa nossa observação sobre algo que discordamos e ou acreditamos saber executar ou discernir melhor que o outro.É salutar quando contribui para o auto crescimento, ou  a melhoria das relações nais quais estamos inseridos, alguns estudiosos denominam de crítica positiva, há quem discorde e só veja dentro do critério negativo.

Criticar por criticar, sem fundamentação alguma começa a ser um risco quando é um comportamento constante e repetitivo.Desse comportamento pode culminar em processos patológicos de insatisfação constante e eclodir os mais diferentes transtornos de humor ou ainda causar no indivíduo um isolamento social, já que o convívio com o outro passa ser de "eterna" crítica e insatisfação.

Os processos obsessivos também podem  ocorrer com pessoas que vivenciam pensamentos fixos nessa linha.

Dessa forma, nos questionamos, que ferramenta terapêutica pode ser utilizada para situações dessa natureza?

A terapia pode ser um instrumento de grande ajuda para os eternos insatisfeitos e críticos contundentes.
Terapia  provém do grego  therapeía, derivado do verbo therapeuo, cuidar, servir.Na sociedade do século XXI tem sido uma forte aliada dos profissionais médicos, particularmente os psiquiatras para colaborar no tratamento de pessoas que  apresentam comprometimento psíquicos e não conseguem sair dos processos instalados sozinhos.Em décadas passadas fazer terapia era sinônimo de preconceito e os que necessitavam vistos como loucos.Hoje, entretanto a aceitação é melhor, e para alguns, a exemplo das celebridades, sinônimo de Status Social.
Um problema entretanto muito observado por profissionais médicos e psicólogos é a resistência de quem precisa do trabalho terapêutico.Muitos utilizam dos mais diferentes discursos para não procurar ajuda.Falta de tempo, dificuldade financeira,descrédito aos profissionais, e um elenco de motivos que poderiam ser listados.

Existe também o fator do orgulho e da vaidade existente em todos nós que nos impede de dizer "preciso de ajuda".

Atualmente o acesso a terapia ficou mais fácil para os menos abastados, já que as Faculdades com formação em Psicologia disponibilizam serviço de atendimento gratuito e o mesmo os profissionais que fazem atendimento clínico já negociam com seus pacientes a melhor forma de não haver prejuízo para ambos.

Portanto os críticos de plantão que já tem nesse comportamento uma característica patológica, se oportunizem pensar ao menos e por que não colocar em prática a terapia como elemento importante para sua melhoria de comportamento.

Além disso, façamos o auto trabalho terapêutico de observação de nosso comportamento, utilizemos a auto crítica e sejamos abertos a observação do outro para que possamos encontrar o que verdadeiramente buscamos sempre, a felicidade.

Raimunda Gesteira.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Saber ouvir críticas

http://mulher.uol.com.br/comportamento/noticias/redacao/2013/10/29/saber-ouvir-criticas-e-essencial-para-crescer-profissionalmente.htm

AS TRÊS PRINCIPAIS ILUSÕES EMBASADAS NAS IDEIAS ESPÍRITAS e os 3 preventivos

Por Wanderley Oliveira - Facebook

Falar de três ilusões alicerçadas nas ideias espíritas é espremer o raciocínio. São tantas que condensar em três me obriga a ter um critério. O meu critério vai ser inspirado nas informações mediúnicas que tenho recebido, a respeito de como boa parcela (NÃO TODOS) dos espíritas têm chegado no mundo espiritual. A partir dos três principais equívocos, vou escrever sobre as três principais ilusões. Entretanto, quero deixar claro que o termo PRINCIPAIS é muito relativo, ok? Na enquete que fiz ontem sobre o assunto, muitos colocaram algo sobre o que vou dizer e tudo que vocês colocaram tem muita propriedade, está muito coerente.
Então vamos relacionar as três principais ilusões com base nos três principais problemas que, boa parte dos espíritas, estão tendo ao desencarnar:
1ª ILUSÃO - confundir conhecimento espírita (cultura doutrinária) com elevação espiritual. Muito saber e pouca atitude renovada em função de não saber como trazer esse conhecimento da cabeça para o coração, e superar a vaidade, a soberba e a mais arrasadora doença dos religiosos: a arrogância.
2ª ILUSÃO - restringir o conceito de caridade a doações de solidariedade e participação em obras de assistência social, afastando-se do conceito de caridade onde ela é terapêutica, verdadeira e educativa: nos relacionamentos. Em função disso, adota uma visão de seus relacionamentos como problemas carmicos e vive uma vida miserável com as pessoas que tem afeto, supondo com essa atitude resgatar dívidas de outras vidas.
3ª ILUSÃO - excessiva valorização do “pensamento mágico” (termo da psicologia) que levam muitos a viver com um repertório infantil de ideias a respeito da vida, das pessoas e do mundo, bem distante da realidade. O efeito disso é a criação de um estado íntimo de desgosto com o mundo físico e a transferência de todas as esperanças de felicidade para o mundo espiritual. Além disso, é alguém que não assume responsabilidade sobre o que sente e pensa, adotando os obsessores como causa e explicação para todos os seus problemas existenciais.

OS TRÊS PREVENTIVOS PARA AS TRÊS PRINCIPAIS ILUSÕES ESPÍRITAS.

1º PREVENTIVO – o conhecimento espírita que têm trazido ilusão é aquele que entope a mente de informações e não nos permite usá-lo em favor da construção da paz pessoal. O preventivo contra essa soberba intelectual é o conhecimento focado em educação emocional, no qual, além de ideias espíritas sobre o mundo, construímos uma base de saber sobre si mesmo. Esse é o conhecimento que liberta.
2º PREVENTIVO – investir em um trabalho terapêutico que permita a melhoria da relação que temos conosco. Os problemas de relacionamentos com os outros são apenas um reflexo da forma como lidamos com o nosso sombrio pessoal. Caridade é na relação humana, porque ela educa o comportamento e desenvolve nossas qualidades morais.
3º PREVENTIVO – quem faz o que está proposto no item anterior amadurece o suficiente, para ter um nível de autoresponsabilidade com o que sente e com o que faz, a tal ponto que sente-se muito bem e lida muito bem com suas falhas e frustrações. E quem se assume adora a Terra, adora a sua reencarnação, adora viver e vive se prevenindo para ter uma vida mais longa e feliz.